de de

Principal premiação do design de mobiliário da América Latina, o Prêmio Salão Design chega à sua 26ª edição provando sua relevância para o setor moveleiro – afinal, são mais de 35 anos revelando talentos e fomentando oportunidades de parcerias entre indústrias e designers. Um dos fatores que ajudam a manter a credibilidade da premiação é o corpo de jurados formado por especialistas que são referência no mercado. Com inscrições abertas até o dia 30/07/2024, profissionais e estudantes de arquitetura, design de produto, design de interiores, marcenaria e áreas correlatas podem submeter seus projetos ao olhar minucioso do júri. Divididos em dois grupos, 10 especialistas utilizarão sua expertise para escolher os vencedores da edição.

A primeira etapa avaliativa do Prêmio Salão Design 2025 contará com o know-how de Bianka Mugnatto (designer), Daniel Camera (arquiteto), Ken Fonseca (designer), Natasha Schlobach (designer) e Salete Dal Mas (técnica do Senai-RS). De 09 a 31 de agosto, eles analisarão remotamente os critérios técnico-funcionais dos projetos inscritos. Todos os aprovados serão considerados finalistas, avançando para a próxima fase e garantindo participação na mostra do Prêmio Salão Design 2025 durante a feira Movelsul Brasil (17 a 20 de fevereiro de 2025, em Bento Gonçalves – RS).

Entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2024, outros cinco especialistas avaliarão critérios estético-criativos presencialmente em Bento Gonçalves. O corpo de jurados da segunda etapa é formado por Amanda Ferber (arquiteta), Fernando Mendes (arquiteto e designer), Freddy Van Camp (designer), Regina Galvão (jornalista) e Winnie Bastian (arquiteta e jornalista). A divulgação dos contemplados será no dia 06/01/2025.
BIO DOS JURADOS DA ETAPA TÉCNICO-FUNCIONAL
Bianka Mugnatto
Atuando como designer de interiores e à frente da Interart Design de Interiores desde 1988, conta com cursos de especialização em Psicologia Estética e Social pela USP e História Social das Artes pela PUC em seu currículo. Criadora da plataforma digital gdionline®, também atua como conselheira na Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD). Já na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), participa em comissões para elaboração de Normas Técnicas pertinentes à área do Design de Interiores e da Construção Civil.

Daniel Camera
Formado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em design de móveis, Daniel fundou a sua empresa Projeto 3, hoje com 30 anos de mercado, e atua em projetos de arquitetura e design de móveis com aproximadamente 10.000 produtos criados e executados para empresas (mais de 100 são indústrias de móveis). O Prêmio Salão Design é especial para ele, pois foi onde teve a oportunidade de enviar seus projetos e ser contemplado com honra ao mérito – até chegar ao prêmio indústria, em 2006.

Ken Fonseca
Doutor em Design, professor e pesquisador no curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ken possui experiência profissional e acadêmica em temas envolvendo estratégias de promoção do design e desenvolvimento de produtos com foco em inovação. Participou da equipe executora de programas como o 1º NDesign, Design Excellence Brazil, Design Export e Bienal Brasileira de Design 2010. Além disso, é membro Associado do Centro Brasil Design (CBD), do Comitê Gestor do Selo Curitiba Creative City of Design e da RedLatinoamericana de Políticas Públicas y Diseño.

Natasha Schlobach
Diretora criativa e curadora com 17 anos de experiência no segmento de design de alto padrão, atua em projetos utilizando gestão estratégica aplicada ao design. Está em sua segunda gestão como presidente da Associação dos Designers de Produto (ADP), cargo que ocupa desde 2015. Ao longo dos anos atendeu clientes como Apex-Brasil, Abimóvel, IED, entre outros, além de diversas indústrias de mobiliário de alto padrão por todo o Brasil.

Salete Dal Mas
Especialista em Design de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), possui bacharelado em Administração de Empresas, capacitação do Programa Senai Design Future e realizou um intercâmbio com o Instituto Politécnico de Milão-Itália. Possui mais de 24 anos de atuação na coordenação de desenvolvimento de produto e materiais, engenharia de processo em indústria de manufatura (ênfase nas áreas de concepção, desenvolvimento e otimização de produtos, design/desenvolvimento, melhoria e otimização dos processos da cadeia produtiva moveleira).
BIO DOS JURADOS DA ETAPA ESTÉTICO-CRIATIVA
Amanda Ferber
Fundadora e CEO do perfil Architecture Hunter (@architecture_hunter), a maior página independente de arquitetura do Instagram no mundo, com mais de três milhões de seguidores. Em 2018, Amanda saiu na capa da revista italiana Beesness como “a influencer dos arquitetos” e, em 2019, aos 24 anos, entrou na prestigiada lista da Forbes Under 30. Durante sua formação acadêmica, ela foi a primeira estagiária de arquitetura na história do Studio MK27, liderado pelo internacionalmente renomado Marcio Kogan. Além disso, trabalhou na plataforma global Arch Daily, é membro do júri de prêmios internacionais de arquitetura e design como Architizer A+ Awards e Loop Design Awards.

Fernando Mendes
Arquiteto, designer e marceneiro, Fernando é dono de uma marcenaria contemporânea, usa ferramentas manuais e técnicas artesanais na produção de móveis e objetos desenhados por ele próprio e pelo mestre Sergio Rodrigues – com quem trabalhou e conviveu por mais de trinta anos. Recebeu diversos prêmios por sua obra autoral como o If Design Award (2010), Design preis Deutschland (2011) e o Prêmio do Museu da Casa Brasileira (2008). Além de dirigir sua marcenaria, atualmente é presidente do Instituto Sergio Rodrigues.

Freddy Van Camp
Designer de produtos e professor universitário, Freddy é graduado pela ESDI e possui pós-graduação em Los Angeles (EUA) e Braunschweig (Alemanha). Com mais de 50 anos de carreira, é premiado diversas vezes e integrou o júri de inúmeros concursos, além de ser autor e tradutor de livros sobre design, atuando como crítico da área. Titular da VanCampDesign, ele foi professor da ESDI-UERJ de 1974 a 2020 e coordenador regional do curso de Arquitetura da ESDI-UERJ de 2014 a 2020.

Regina Galvão
Jornalista com especialização em Marketing e pós-graduação em História da Arte, foi editora das revistas Casa Claudia e Casa Vogue, sendo responsável pelas seções de design e artesanato, além de ter coordenado prêmios de design de interiores e de design de produto nessas publicações. Regina participou como curadora das edições 2017 e 2018 da Semana de Design de São Paulo, a DW!, e também já assinou exposições em São Paulo e Milão. Atualmente dirige a revista Habitare, voltada para o segmento de arquitetura e design, além de prestar consultoria de comunicação para o Museu A CASA do Objeto Brasileiro.

Winnie Bastian
Formada em Arquitetura, atua há mais de 20 anos como jornalista especializada em design, arquitetura e interiores. Criadora do site Design do Bom (2010), foi chefe de redação da revista Arc Design (2000-2007) e editora das revistas L+D (2008-2010) e Casa Vogue (2011-2018), além de curadora da DW! – Semana de Design de São Paulo (2019/2020). Neste mesmo evento, foi curadora convidada em 2024, responsável pela mostra “Do Objeto à Cidade: design em tudo”.

RESUMO DO CRONOGRAMA
Inscrições: 28/05/2024 a 30/07/2024
Primeira etapa de avaliação: 09 a 31 de agosto de 2024
Divulgação dos resultados da primeira etapa: 10/09/2024
Voto Popular: 17/09/2024 a 13/12/2024
Segunda etapa de avaliação: 16 e 17 de dezembro de 2024
Divulgação dos vencedores: 06/01/2025
Mostra dos premiados e selecionados: 17 a 20 de fevereiro de 2025, na feira Movelsul Brasil, que ocorrerá no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário. Nasceu em 1988 como iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), para promover inovação e competitividade ao setor. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidade de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Em 2025, O Prêmio Salão Design conta com patrocínio master de Duratex e patrocínio de Akeo, Renna e Berneck.

CONECTE-SE COM O PRÊMIO SALÃO DESIGN
Instagram: @premiosalaodesign
Pinterest: salaodesign
E-mail: salaodesign@salaodesign.com.br


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: