de de

2º Etapa,

Nesse mês de maio, os classificados para a etapa final do Salão Design 2015 estão embalando e despachando para Bento Gonçalves sua criações. Muito em breve, os cinco jurados também estarão reunidos no Sul do país para avaliar cada uma delas e determinar os premiados da edição.

Enquanto esse dia não chega, ainda podemos terminar de conhecer os detalhes de cada projeto concorrente, como essas mesas e complementos capazes de transformar o estar e jantar. Quais deles estarão entre os premiados?

 

Modalidade: Estudante

Projeto: Mesa Lateral Manga Larga

 3453 (2)

Essa mesa lateral com gaveta e revisteiro utiliza o compensado naval como matéria-prima funcional, democrática e estética, atendendo a espaços pequenos e oferecendo um aspecto artesanal à peça. A exposição das lâminas de compensado com tiras de tecido em algodão cru transmite leveza, lembrando o mobiliário típico dos anos 1950.

 

Modalidade: Estudante

Projeto: Mesa Mandacaru

 3617 (1)

Com pernas de 10 milímetros de espessura, a mesa Mandacaru desafia os limites da gravidade.  A disposição das placas de madeira, contudo, criam a estabilidade e sustentação necessárias ao projeto, ao mesmo tempo em que remetem à planta espinhenta tipicamente nordestina que batiza o produto. A peça é pronta para montar, sem uso de parafuso, porcas, pregos ou colas – apenas encaixes.

 

Modalidade: Estudante

Projeto: Optimus

 3973 (1)

Mais um projeto que remete ao design escandinavo, com simplicidade de formas e materiais e funcionalidade como principal característica. Esse móvel multifuncional serve como aparador de objetos e divisor de ambiente ou, desmontado, como mesa de centro. Sua estrutura é em eucalipto com cabos de aço presos por presilhas industriais. Destaque para o painel magnético revestido com adesivo de lousa.

 

Modalidade: Estudante

Projeto: Brasília

 

Inspirado nas formas da arquitetura de Brasília, a peça transmite um hábito da cultura oriental de trocar os calçados ao entrar em casa. É um móvel organizacional e prático para o hall, servindo como porta guarda-chuvas, banco para trocar calçados e sapateira.

 

 

Modalidade: Profissional

Projeto: Embalo

 3413 (3)

O móvel delicado foi feito para pequenos cantos da casa, combinando funções como o cabideiro, que é extensão do pé. Sua referência estética são os cavaletes de pintura e seus perfis mínimos de madeira. A caixa deslocada em relação ao centro da estrutura dão a sensação de movimento à peça – daí o nome embalo.

 

Modalidade: Profissional

Projeto: Frida – mesa e banco

 3496 (2)

Um móvel personalizável e desmontável que dispensa ferramentas e manual de instruções. Seu sistema de montagem é totalmente intuitivo e o travamento se dá por um único parafuso borboleta.

 

Modalidade: Profissional

Projeto: Mesa Mangue

 3606_projeto-3

O mangue é o próprio ciclo da vida e, mesmo diante de tanta força e equilíbrio, existe uma fragilidade que não suporta o descaso. A mesa de jantar utiliza-se da simbologia da forma para referenciar estruturas naturais. São apenas 70 peças com estrutura em madeira de lei protegida. A base é composta de 12 conjuntos de pés, cada qual contento mais quatro segmentos, totalizando 60 peças. No entanto, apenas quatro pontos tocam o chão, permitindo que possíveis desníveis de piso não desequilibrem o conjunto.

 

 

Modalidade: Profissional

Projeto: Jogo de Mesas Catalá

 laminas presentación_Catalá.cdr

A linha contém uma mesa de centro e uma mesa lateral, combinando madeira e cobre em uma abordagem atemporal. A mesa lateral possui um compartimento para acomodar aparelhos eletrônicos e revistas.

 

Modalidade: Profissional

Projeto: Estante Zuma

3824 (2)

Leveza, simplicidade e versatilidade constituem a essência do projeto. A estante é composta por uma estrutura de chapa metálica perfurada, uma base em madeira usinada e nove elementos modulares que permitem diversas opções de montagem. Além das diferentes formas de configurar as prateleiras rígidas, a estante permite o uso diferenciado e lúdico de prateleiras flexíveis de tecido. Um de seus elementos modulares é uma luminária, que oferece ao ambiente uma iluminação secundária.

Modalidade: Profissional

Projeto: Mesa Mínima

 Microsoft Word - Memorial Mesa Mínima .doc

Trata-se de um mobiliário flexível de baixo custo para ambientes reduzidos. O desenho limpo articula de maneira singular dois conjuntos de peças metálicas onde os sarrafos do tampo são fixados. A mesa foi desenhada para comportar até quatro pessoas quando retraída, com possibilidade de expandir para o dobro do seu tamanho, acomodando até seis pessoas. Rodízios complementam o desenho estrutural da peça, facilitando o deslocamento.

 

Modalidade: Profissional

Projeto: Mesa Dueto

3693 (2)

Modularidade é a palavra-chave desse projeto. Um olhar mais cuidadoso sobre a peça revela uma linguagem de estrutura arquitetônica que se eleva do solo em diferentes alturas. As bases dão à peça uma sensação de leveza e solidez, como colunas modernas que seguram um teto hexagonal. Ainda na base, ângulos geram a ilusão de movimento, como se mesa estivesse dando um passo à frente.

 

Modalidade: Indústria

Projeto: Solem

3536 (2)

Uma peça de múltiplas funções. Ao mesmo tempo em que desempenha a função de espelho, também soma as funções de mesinha de apoio, porta objetos e luminária. Acionada através de uma cordinha liga|desliga, proporciona luz indireta e agradável. O fato de ter apenas duas pernas e ficar apoiado em ângulo na parede possibilita uma mobilidade muito prática, que permite o usuário instalá-lo com facilidade sob qualquer superfície.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: