de de

Notícias,

Incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio do design de móveis estão entre os propósitos do Prêmio Salão Design – a principal premiação do segmento na América Latina. Profissionais e estudantes de áreas como arquitetura, design de produto, design de interiores, marcenaria, entre outras, já podem acessar o regulamento no site (aqui) e têm até o dia 30/07/2024 para inscrever projetos nos Desafios temáticos. O processo seletivo inicia ainda neste ano, com anúncio dos premiados em janeiro de 2025.Além de troféu e premiação em dinheiro, os contemplados ganham visibilidade internacional, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias.

ENTENDA OS DESAFIOS
Desafio dos Espaços em Transformação: mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares, espaços de convivência ou de trabalho, dos centros urbanos contemporâneos.

Desafio da Identidade Brasileira 2025: mobiliário com uma proposta que represente o DNA da cultura brasileira e do Brasil contemporâneo.

Desafio do Uso de Painel: mobiliário que utilize em sua estrutura (total ou parcial) painéis de madeira reconstituída (MDP ou MDF) com qualquer tipo de revestimento e em qualquer tipo de acabamento.

Desafio da Tecnologia e Sustentabilidade: mobiliário que utilize na sua concepção e na sua execução, inovações tecnológicas produtivas, construtivas e funcionais que contribuam com pelo menos um dos sete pilares da sustentabilidade: social, econômico, ambiental, cultural, ético, político e estético.

Desafio das Experiências Positivas: mobiliário que utilize o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, alegria, entre outras sensações e realizações positivas.

FASES DE AVALIAÇÃO
A primeira etapa de avaliação do Prêmio Salão Design é técnico-funcional. Cinco jurados analisam os seguintes critérios: Comparativo com similares do mercado; Ineditismo; Forma e Função; Ergonomia e Segurança; Materiais utilizados; Sustentabilidade; Tecnologia de Produção e viabilidade produtiva.

Já a segunda etapa, estético-criativa, considera os quesitos: Conceito; Criatividade; Originalidade; Inovação; Materiais utilizados; Ergonomia e Segurança; Qualidade técnica e Fidelidade do produto ao projeto apresentado na primeira etapa. A avaliação é feita às cegas (sem informações sobre o autor do projeto) por outros cinco jurados.

PREMIAÇÃO
Entre prêmios, menções honrosas e premiações especiais, serão distribuídos até 25 prêmios que serão definidos pelo corpo de jurados da 2ª etapa. Somadas, as premiações em dinheiro podem chegar a R$ 80 mil. Todos os contemplados ganham troféu. Além disso, produtos premiados e com menção honrosa ganham selo oficial conforme o resultado final da avaliação.

Prêmio Voto Popular
Todos os participantes selecionados para a segunda etapa eliminatória são considerados finalistas e concorrem ao Prêmio Voto Popular, quando o público pode votar pela internet em seus projetos favoritos. Nesta edição serão dois contemplados, um na modalidade estudante e outro na profissional.

Prêmio Madeiras Alternativas
A este prêmio especial concorrem todos os participantes selecionados para a segunda etapa eliminatória e que utilizam madeiras alternativas na fabricação de suas peças (lista disponível no regulamento). Essa premiação poderá ser outorgada pelo corpo de jurados, juntamente com o técnico enviado pelo Laboratório de Produtos Florestais (LPF) Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Serão até dois prêmios especiais Madeiras Alternativas (um estudante e um profissional) e, além do troféu, os contemplados ganharão uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentado na Amazônia, bem como conhecer o LPF, em Brasília (DF).

Troféu Professor Orientador
Todos os projetos premiados na modalidade estudante concorrem a este prêmio especial. Os jurados poderão escolher um professor que tenha o seu trabalho de orientação reconhecido como relevante na qualificação e premiação do projeto.

RESUMO DO CRONOGRAMA
Inscrições: 28/05/2024 a 30/07/2024
Primeira etapa de avaliação: 09 a 31 de agosto de 2024
Divulgação dos resultados da primeira etapa: 10/09/2024
Voto Popular: 17/09/2024 a 13/12/2024
Segunda etapa de avaliação: 16 e 17 de dezembro de 2024
Divulgação dos vencedores: 06/01/2025
Mostra dos premiados e selecionados: 17 a 20 de fevereiro de 2025, na feira Movelsul Brasil, que ocorrerá no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário. Nasceu em 1988 como iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), para promover inovação e competitividade ao setor. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidade de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano.

CONECTE-SE COM O PRÊMIO SALÃO DESIGN
Instagram: @premiosalaodesign
Pinterest: salaodesign
E-mail: salaodesign@salaodesign.com.br


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: