de de

Notícias,

Patrocinadora master do Prêmio Salão Design 2023, a Interprint é uma marca de papéis decorativos com olhar sempre atento à inovação. Sua coleção Ancestralidade Nativa nasceu a partir de uma grande pesquisa sobre a diversidade cultural na América Latina, bem como os seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal). O resultado? Materiais que desenham, inspiram e expandem o trabalho da empresa.

Nos próximos parágrafos nós contamos mais sobre essa coleção incrível!

História e inspiração

Os sofisticados processos de trabalho que foram herdados por transmissão oral conduzem artesãos, artistas populares e designers na confecção de objetos inspirados por nossa natureza e paisagem, cujas cores, texturas e matérias-primas abundantes são utilizadas desde sempre pelos povos nativos e perduraram por meio da influência e miscigenação de africanos e europeus. Esse trabalho foi o ponto inicial para este movimento que está sendo expandindo do Brasil para a América Latina, considerando toda sua diversidade e riqueza cultural.

Pensando nisso, a Interprint decidiu inovar com materiais e técnicas usados pelos povos indígenas e sua preocupação com o aproveitamento integral desses produtos, em um perfeito exemplo de sustentabilidade e economia circular. Em visita a aldeias indígenas, a empresa viu como eles utilizam não só a madeira, mas também as fibras das folhas, os cipós que se assemelham a tiras de couros, raízes e cascas tingidas – demonstrando todo o respeito que esses materiais merecem.

Assim, foram lançados o design têxtil Sisu, inspirado nas fibras do Buriti, e a madeira Tamburi, usada na fabricação da viola de cocho, de origem portuguesa e que hoje é marcante na cultura pantaneira.

 

 

Natureza e cultura

Esses lançamentos resultam de pesquisas realizadas com uma enorme variedade de matérias e outros elementos, como tramas, cestaria e fibras (Buriti, Açaí, Arumâ, etc.), tecidos (rendas e tecelagem), cerâmicas, materiais de construção (como taipa de pilão), paisagens (areias coloridas, grutas e cânions) e tons da Amazônia.

Um trabalho minucioso de pesquisa que resgata a essência das nossas origens e do respeito à natureza e ao ambiente. Os povos ancestrais já eram experts na proteção do planeta, e a Interprint quis se inspirar neles para incorporar no nosso dia a dia essa filosofia.

Bacana, não acha? É sempre muito legal compartilhar novidades que podem enriquecer o design de mobiliário. Para conhecer mais sobre a marca, acesse interprint.com e siga @interprintgroup no Instagram.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O Prêmio Salão Design 2023 está com inscrições abertas até o dia 4 de abril. Confira o regulamento no nosso site: www.salaodesign.com.br e saiba mais sobre a premiação que pode alavancar sua carreira como designer de mobiliário – seja você profissional ou estudante.


Por:

Augusto Bedin

Compartilhar:

Recomendados: