de de

Notícias,

Já faz um tempo que a mistura de materiais está em alta na arquitetura, mesclando concreto, metais, vidro, madeira e elementos orgânicos. Atentos às tendências do mercado e buscando inspiração no novo morar, cada vez mais os designers de móveis trazem essa proposta a peças que unem beleza e funcionalidade.

Esse movimento ficou evidente entre os produtos premiados nas edições de 2020 e 2022 do Prêmio Salão Design – a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. Com diferentes propostas e usos, são móveis que ajudam a explorar o mix de materiais com originalidade. Entre os destaques estão:

bold-renan-albano
MESINHA BOLD, ASSINADA POR RENAN ALBANO
Pensada para ser um híbrido entre trabalho e bem-estar, traduz a necessidade do jovem contemporâneo que busca móveis funcionais e de fácil deslocamento – tanto no trabalho quanto nos espaços residenciais. Dividida em duas partes encaixáveis, pode servir como mesinha para apoio de notebook e mesa de centro ao mesmo tempo.

De fácil montagem/desmontagem, sua estrutura principal é de metalon, com superfície de MDF laminado disponível em diferentes cores.

sofa-mare-marta-manente
SOFÁ MARÉ, ASSINADO POR MARTA MANENTE
Com shape elegante e sofisticado, é uma peça modular, podendo ser utilizado por meio de composições que funcionam separadamente ou em grupo. Forma desde um tradicional sofá reto, passando por espreguiçadeiras, até grandes composições para lounges.

Os braços, encosto e mesa de apoio são de alumínio curvado e perfurado, que, além de traduzir leveza e contemporaneidade ao conjunto, não deixam acumular água na superfície. Internamente, a estrutura de espuma com tecnologia dry foam não absorve água da chuva e seca com até duas horas de sol. É revestido com tecido altamente resistente à chuva, aos raios solares com proteção UV e ao cloro.

pudu-gabriel-henke
CASINHA PUDU, ASSINADA POR GABRIEL ANTUNES HENKE CARRANO
Nos últimos anos, muitas pessoas optaram pela adoção de animais para ter uma companhia. Junto a isso houve uma grande procura por produtos que deixassem a casa mais funcional, bonita e moderna. A Casinha pet Pudu foi inspirada nessas duas necessidades: conforto para o animal e praticidade para o tutor.

A casinha, com estrutura de metal tubular, forma uma superfície em balanço para o pet se deitar, criando um espaço mais adequado para o repouso. Além disso, a lona é removível, facilitando sua higienização. Prática, bonita e funcional.

cabideiro-tripe-barbara-pinto
CABIDEIRO TRIPÉ, ASSINADO POR BÁRBARA DA SILVA PINTO
Pensado para as crianças, o Cabideiro Tripé permite a organização de ambientes de maneira lúdica, especialmente com os sapatinhos nas extremidades inferiores. Pode, ainda, ser transformado em uma tenda infantil por meio da reconfiguração das peças, que podem ser movidas criando outras versões. Assim, as crianças ganham mais um espaço de diversão, individualidade e criação de boas memórias afetivas.

O produto utiliza a técnica de impressão 3D para os componentes, além dos bastões de madeira maciça pinus e do tecido.

mesa-zals
MESA ZALS, ASSINADA POR RICHARD TENFEN E AUGUSTO MEURER
O conceito dessa mesa de centro é a fusão da estética modernista brasileira com soluções para o contexto contemporâneo do design de móveis. As linhas retas, simples e agudas dos trabalhos de Jorge Zalszupin e Zanine Caldas foram a principal fonte de inspiração para a construção formal da peça. Ao mesmo tempo, os materiais e processos de fabricação seguiram as demandas projetuais da indústria moveleira atual.

A Mesa Zals Mesa tem base em aço carbono com pintura líquida, tampo revestido em lâmina e revisteiro de tecido/couro.

Sobre o Prêmio Salão Design
Em 2023, a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário completa 35 anos e chega à sua 25ª edição. Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988, já teve mais de 15 mil projetos inscritos por estudantes e profissionais de mais de 30 países, premiando os contemplados com dinheiro e, principalmente, visibilidade.

A próxima edição, com patrocínio master de Berneck e Interprint, terá seu regulamento publicado no dia 19/12/2022 no site do Prêmio (salaodesign.com.br) e as inscrições abrirão no dia 07/02/2023.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: