de de

Notícias,

As raízes do Prêmio Salão Design têm os mais diversos sotaques da América Latina, somando mais de 35 anos de história, ideias e inovações para o design de mobiliário. Para a edição de 2025, a identidade visual da premiação remete à beleza, versatilidade e essência do design latino-americano. Cores, texturas, formas e matérias-primas entram em sintonia para embasar o mote “O Revelar da Expressão”. A comunicação se complementa com um manifesto que valoriza a cultura, a criatividade, a natureza e a sensibilidade dos designers.

Assinada pela agência gaúcha Batuca, a campanha evoca elementos que transitam pelas diferentes culturas da América Latina, como artesanato, fibras naturais (rattan, palha), folhas, formas orgânicas e, claro, madeiras nativas (mogno, jacarandá, cedro). A paleta de cores é inspirada em tons naturais, assim como uma expressão visual que representa a diversidade presente no design de mobiliário.

A diretora do Prêmio Salão Design, Priscila Manfroi, celebra a longevidade da premiação e seu papel na promoção de talentos. “É muito gratificante acompanhar a história do Prêmio e seus impactos no setor moveleiro latino-americano. As indústrias, além de agregarem valor aos seus móveis, podem se tornar mais competitivas, inovadoras e sustentáveis. Para os participantes, é uma grande oportunidade de ter seus projetos avaliados por jurados com ampla expertise e ganhar mais visibilidade no mercado. Tudo isso é vantajoso também aos consumidores, tendo acesso a produtos desenvolvidos com pensamento em design, funcionalidade e materiais”, comenta.

O regulamento do Prêmio Salão Design 2025 já está disponível no site salaodesign.com.br e as inscrições serão de 28/05 a 30/07. Profissionais e estudantes de Design, Arquitetura e áreas afins podem submeter seus projetos para a primeira etapa de avaliação (técnico-funcional) e, se aprovados pelo júri, passarão à segunda etapa (estético-criativa), quando outro grupo de jurados avaliará os produtos.

MANIFESTO

Dar vida a um projeto é transcrever palavras e sentimentos em cada detalhe, em cada cor. Sentimos na pele a interferência de elementos naturais e transformamos cada sinapse em design. Traduzimos a inspiração da nossa cultura no calor da efervescência.

No instante em que uma nova ideia surge, acontece uma explosão que dá forma ao design de mobiliário. Conceber, lapidar e inventar o seu nome, a sua identidade, a sua criação. Permita-se revelar ideias e criar novas maneiras de se planejar o amanhã com formas tangíveis e intangíveis.

Na essência de cada peça, encontramos inspirações, histórias e culturas em um único espaço. O prêmio Salão Design é construído por raízes na América Latina, onde a criatividade se torna objeto universal. Aqui, a forma encontra sua voz e ecoa em harmonia, criando novas formas de expressão.

Chegou a hora de unir o abstrato e o concreto. Onde o passado se encontra com o presente e o futuro é moldado pela imaginação.

Prêmio Salão Design
O revelar da expressão.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário. Nasceu em 1988 como iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), para promover inovação e competitividade ao setor. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidade de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano.

CONECTE-SE COM O PRÊMIO SALÃO DESIGN
Site: salaodesign.com.br
Instagram/ Facebook: @premiosalaodesign
Pinterest: salaodesign
E-mail: salaodesign@salaodesign.com.br


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: