de de

Noite de festa para o Prêmio Salão Design, a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. Realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o concurso soma 25 edições e, na noite desta quarta-feira, 30, os contemplados de 2023 receberam seus troféus durante cerimônia na Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina, que ocorre em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, de 28 até 31 de agosto.

Em sua fala, a presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa, lembrou que o Prêmio nasceu como atração conjunta da Movelsul, na época mostra do mobiliário, com a proposta de oferecer elementos de diferenciação à indústria moveleira nacional. “Nesses 35 anos, vimos o Prêmio Salão Design contemplar cadeiras, poltronas, mesas, penteadeiras, mancebos, sofás e diversos outros tipos de mobiliário que, mais do que marcarem época, divulgaram talentos”, disse. “Funcionalidade, irreverências estéticas, ergonomia, novos usos de materiais, sustentabilidade e valor de marca são algumas das vantagens competitivas que as empresas podem ganhar quando incorporam o design na produção dos seus móveis”, completou Gisele.

O diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, destacou que o olhar, a interpretação, o cuidado e a sensibilidade de cada designer para reinterpretar e surpreender fazem total diferença no segmento de móveis. “É uma alegria ver a consolidação do Prêmio como uma das principais vitrines de inovação no segmento da indústria moveleira. Em 2023, nesta emblemática 25ª edição, os produtos enviados mostraram uma infinidade de formas cores, texturas e misturas de materiais. Tudo isso traduz a criatividade de profissionais e estudantes que não têm medo de inovar”, resumiu Ferro.

O evento contou com a presença dos designers premiados, jurados, patrocinadores (Akeo, Berneck, Blum, Dalmóbile, Interprint e Zen) organizadores, profissionais da imprensa e amantes do design de mobiliário. Todos reunidos no espaço onde ocorre a exibição com as peças premiadas na edição (Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves). Neste ano, o Prêmio Salão Design também conta com o Programa Nacional de Apoio à Cultura, Pronac – número 230718 – projeto Salão Design 2023, instituído pela lei nº 8.313/91, também conhecida por “Lei Federal de Incentivo à Cultura” ou “Lei Rouanet” e a realização pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: