de de

2º Etapa, Premiados,

Natural de Santos, o arquiteto Carlos Quiroga atua com Design de Interiores desde 2003 e já trabalhou em parceria com empresas de iluminação como a italiana Targetti Group, participando da Light and Building, na Alemanha, e do Salão Internacional do Móvel de Milão.

3255O design de objetos surgiu como demanda de seus clientes de interiores e suas demandas de móveis exclusivos. No ano passado, em sua primeira participação em concursos de design, Quiroga inscreveu no Salão Design uma peça desenvolvida exclusivamente para um de seus clientes: o Cabideiro Tre, que acabou entre os finalistas. A partir disso, o arquiteto ganhou fôlego para desenvolver mais e mais peças. No prêmio Salão Design 2015, teve duas peças selecionadas como finalistas. Além da premiada luminária Anatole, é de autoria de Carlos Quiroga o rack Fortino.

No desenvolvimento de suas peças, todo estímulo pode se transformar em inspiração. Elementos naturais e urbanos, viagens, culturas e suas experimentações, formas, texturas, luz, sons, aromas: tudo pode virar tema em um projeto. “Porém, ressalto a importância de buscarmos o desenvolvimento de uma identidade de design nacional, que torna tudo ainda mais instigante”, pontua.

Para Carlos, esse observador do mundo e de suas coisas, o design expressa a cultura social. “A coragem de ousar, repensar o uso, a forma, sair do lugar comum, deve estar sempre em pauta nas criações. E isso pode surgir pelo processo construtivo, no uso de materiais, na própria concepção. A contestação deve estar sempre presente”, pontua.

 

Projeto premiado no Salão Design 2015

Categoria: Iluminação

Premiado: Anatole

 3255 - ANATOLE.1

A peça surgiu com a intenção de brincar com os jogos de luz e sombra que a luz pode produzir. O formato remete a um pião e reforça o aspecto lúdico da peça, que convida à desejada interação, por sua movimentação, produzindo diferentes cenários. Trata-se de uma luminária decorativa de chão, que produz luz indireta. Seu design objetiva produzir uma iluminação cênica que evidencia sua própria forma, remetendo ao efeito de um eclipse, pela marcação do seu desenho em decorrência da luz refletida por ela.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: