de de

1º Etapa, Apresentação, Inscrições,

Inscrições para estudantes e profissionais de design, arquitetura e áreas afins vão de 14 de junho a 31 de agosto

Estão oficialmente abertas as inscrições para o Prêmio Salão Design 2022, o prêmio brasileiro de design de mobiliário, promovido a cada dois anos pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Podem participar estudantes e profissionais de design, arquitetura e afins, que assinem projetos próprios ou direcionados à indústria e varejo.

Uma mudança no regulamento do Prêmio promovida desde a última edição propõe novas categorias aos concorrentes, agora chamadas Desafios. São eles: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2022; Desafio do Uso de Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas. Serão admitidos somente projetos de mobiliário, não havendo categorias para acessórios domésticos e iluminação.

Também permanecem sendo oferecidos os já tradicionais troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’. Esse último é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), reconhecendo o uso de espécies consideradas não muito utilizadas. Além do troféu especial, a categoria inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

 

Julgamento e premiação

O julgamento será realizado em duas etapas, sempre às cegas, sem o conhecimento dos jurados sobre a autoria dos projetos. Serão duas comissões julgadoras distintas, compostas por cinco profissionais, acadêmicos e especialistas em design. Nessa primeira fase, os jurados técnico-funcionais vão analisar cada um dos projetos inscritos, analisando os desenhos técnicos, imagens e memoriais descritivos.

A avaliação dos projetos inscritos vai ser no mês de setembro e a divulgação dos selecionados para a segunda etapa, dia 11 de outubro. No mês de janeiro, os finalistas deverão enviar seus produtos para a etapa final de julgamento, em Bento Gonçalves. Aí, então, um novo grupo de jurados fará a avaliação estético-criativa e escolha dos estudantes e profissionais vencedores.

Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. A última edição teve 827  projetos concorrentes. “O Sindmóveis, como entidade promotora, compreende o design como crucial para a competitividade do setor moveleiro. Nosso trabalho, em diversos projetos a exemplo do prêmio, vem sendo amarrar as pontas da cadeia moveleira de modo que o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor”, pontua o diretor do Prêmio, José Ferro.

O Prêmio Salão Design tem o patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil. A premiação será de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais em cada uma das cinco categorias, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados. O regulamento está disponível no site www.salaodesign.com.br. Siga o prêmio também nas mídias sociais: http://bit.ly/instaPSD e http://bit.ly/facePSD.

 

Mais sobre as categorias:

#1 Desafio dos Espaços em Transformação. Mobiliário que apresente soluções para os atuais ambientes integrados dos lares nas grandes cidades.

#2 Desafio da Identidade Brasileira 2022. Mobiliário com proposta que possa representar o DNA do Brasil contemporâneo.

#3 Desafio do Uso de Painel. Mobiliário que possua em sua estrutura (total ou parcial) painéis de madeira reconstituída (MDP/MDF).

#4 Desafio da Tecnologia Embutida. Mobiliário que utilize inovações tecnológicas, produtivas, construtivas, comerciais e funcionais.

#5 Desafio das Experiências Positivas. Mobiliário que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, etc.

 

Cronograma do Prêmio Salão Design 2022

Inscrições14 de junho a 31 de agosto de 2021
Julgamento da Primeira Etapa09 a 30 de setembro de 2021
Divulgação dos resultados da Primeira Etapa11 de outubro de 2021
Prazo único para entrega dos produtos selecionados10 a 12 de janeiro de 2022
Julgamento da Segunda Etapa24 e 25 de janeiro de 2022
Divulgação dos vencedores01 de fevereiro de 2022
Mostra dos produtos premiados na Movelsul Brasil 202214 a 17 de março de 2022
Cerimônia de premiação16 de março de 2022
Mostra dos vencedores na DW! Semana de Design de São Pauloagosto de 2022 (data a definir)

Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: