de de

Geral,

Premiada com o 1º lugar na modalidade profissional categoria Móveis para Sala no Salão Design Movelsul 2012, a estante Jacob foi inspirada em um brinquedo: a Escada de Jacob. O artefato aparentemente simples, feito com peças articuladas, estimula a criatividade e a coordenação motora fina das crianças, ao mesmo tempo em que permite grande interatividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Partindo deste conceito, os designers Alessandra Clark e Nuno Franco de Sousa decidiram criar uma estante que fosse ao mesmo tempo lúdica e funcional, para tornar o design mais próximo da realidade da classe média. A estrutura, composta por cinco módulos vazados unidos por fitas de nylon, permite adaptar o móvel às necessidades do público, tanto no enquadramento no ambiente como na maneira de arrumar os objetos dentro dele.

“O grande diferencial da estante é sua versatilidade, permitindo adequá-la a qualquer lugar e situação”, afirma Nuno Franco de Sousa. Levando em conta o poder aquisitivo dos consumidores da nova classe média, tema da última Movelsul, os designers optaram pelo uso de materiais com preços acessíveis, como madeira pinus e fitas de nylon, e por um processo de fabricação simples e artesanal. O mesmo princípio ditou o acabamento simples da peça e sua forma configurável, que permite que se adeque a qualquer tamanho de casa.

A estante Jacob recebeu recentemente uma menção honrosa em um concurso internacional. Também será feita uma versão em rotomoldagem, o que permitirá reduzir seu preço e peso.

Os designers, que se juntaram para formar sua própria marca, a Mameluca, já haviam participado do Salão Design anteriormente com uma poltrona inflável e pretendem retornar na edição de 2013 com novidades. Alessandra e Nuno consideraram a participação no Salão Design uma experiência muito positiva, pois proporcionou conhecer várias pessoas da área do design. Além disso, o prêmio recebido foi um grande incentivo para o lançamento da sua marca, Mameluca, no mercado.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: