de de

DW!, Evento, Notícias,

Já houve um tempo em que a forma seguia a função (Bauhaus). Depois a forma seguiu o fiasco (Sottsass, com a Memphis, ironizando a Bauhaus), e, então, seguiu a diversão (Mendini). Hoje, não há mais escolha possível para criar produtos inovadores: a forma tem de seguir a matéria. Veja-se o exemplo da madeira: ou ela se transforma com novas tecnologias, ou será incapaz de criar algo novo.

O seminário internacional que o Sindmóveis Bento Gonçalves e Apex-Brasil promovem no primeiro dia do DW! traz três importantes figuras do cenário internacional, representando a Itália, o Chile e o Brasil: Clino Castelli, o mestre das cores, Cristian Domínguez, que trabalha com materiais próximos à sua sede, numa forma de ser “eco friendly”; e Brunno Jahara, que a cada nova coleção experimenta um novo material.

São três visões que nos falam dos rumos recentes do design e valorizam a escolha do material a ser trabalhado, sendo que a forma é a decorrência lógica da natureza desse material. O seminário internacional “A Forma Segue a Matéria” é uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves, com consultoria da crítica de design Maria Helena Estrada.

 

Mais sobre os palestrantes

 Clino-T-Castelli

Clino Trini Castelli

Designer e teórico do design, já recebeu prêmios como Compasso d’Oro, BD Gold Award e IF Gold Award. Sua carreira começou muito ligada às artes e permanece ligada ao estudo e efeito das cores. Atualmente, mantém em seu estúdio uma equipe dedicada ao Trini Team Qualistic Lab e lançou há pouco o livro sobre a teoria do Transitive Design. Dentre seus clientes, pode-se citar Cassina, Cappellini, Louis Vuitton, Montefibre, 3M, Lamborghini, BTicino, Fiat e, como curiosidade, uma luminária de parede para a casa de Ettore Sottsass.

 

cristian dominguez

 

Cristian Domínguez

Arquiteto chileno dedicado ao desenvolvimento de projetos de design. Criou as empresas Made in Mimbre, de produtos de iluminação feitos em vime; Basico, voltado à criação de produtos em pinus para a primeira casa; e o estúdio de design The Andes House, para o desenvolvimento de projetos e serviços de design. Ele também gera projetos de análise, reflexão e desenvolvimento de conteúdo, com o olhar da The Andes House sobre os materiais.

 

 

 

Foto Bruno Jahara 2

 

Brunno Jahara

Formado pela Universidade de Brasília e o pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia, o designer Brunno Jahara tem uma criação voltada à sensação de bem-estar, conforto e bom humor. Desde 2010, o Jahara Studio funciona em São Paulo com parcerias de indústrias brasileiras e internacionais, sempre pesquisando novos materiais para seus produtos e focando em coleções com um forte apelo de sustentabilidade e novos conceitos.

 

Serviço

DW!Design Weekend

Seminário Internacional A Forma Segue a Matéria

Data: 12 de agosto de 2015

Horário: Das 15h às 18h

Local: Jockey Club de São Paulo, Avenida Lineu de Paula Machado, 1173 (entrada)

Entrada: Gratuita mediante cadastro

Inscrições: www.casabrasil.com.br


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: