de de

2º Etapa, Premiados,

Agustín dos Santos Farías nasceu em 23 de março de 1995, em Montevidéu, Uruguai, onde atualmente vive. Estudante de Licenciatura em Design Industrial da Universidade da República desde 2014, entra nesse ano concluindo o curso e já com o primeiro reconhecimento por seu trabalho: o Prêmio Salão Design pela mesa Quebrada, que também rendeu o Prêmio Professor Orientador para o seu professor, Gabriel Deber.

Por que a peça de Agustín dos Santos Farías surpreendeu os jurados?

Para os jurados, a peça surpreendeu pela leveza e originalidade em sua construção formal, num conceito divertido e de fácil aplicação. A mesa Quebrada surge a partir de um estudo sobre metais sonoros em seu último ano de curso, quando o estudante esteve focado na criação de mobiliários musicais. Para participar do Prêmio Salão Design, Agustín melhorou o projeto buscando uma forma mais harmoniosa entre as pernas e a estrutura principal.

No fim das contas, os três pés passaram a desempenhar um papel importante também para sustentar a prateleira no meio da mesa, rompendo com os limites imaginários do espaço principal do produto e questionando a noção de que as pernas servem apenas para suportá-lo. Quando Agustín percebeu que, a partir do estudo da forma, ele havia conseguido uma mesa tão interessante esteticamente, aí ele abriu mão do aspecto musical, assumindo a mesa como ela está atualmente.

O interesse de Agustín foi primeiro pelo design gráfico, passando só depois ao design industrial, área pela qual se apaixonou. Atualmente, ele se concentra no design de móveis e, impulsionado pela conquista do Prêmio Salão Design, pretende continuar sua formação com um mestrado fora do Uruguai.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: