de de

2º Etapa, Notícias, Premiados,

O mineiro André Ferri é um daqueles premiados que enche o Prêmio Salão Design de orgulho, porque acompanhamos a carreira dele desde o começo. Ferri teve sua primeira participação – e premiação – ainda quando estudante!

A validação dos jurados com a premiação pelo criado-mudo ME, em 2013, foi fundamental para o direcionamento da sua trajetória como designer – embora ele se considere, na verdade, um arquiteto marceneiro. Ferri conta que a receptividade ao seu projeto, naquele ano, impulsionou seus estudos sobre marcenaria tradicional e história do mobiliário brasileiro – que, atualmente, são uma marca do trabalho de Ferri no seu atelier em Belo Horizonte.

Assim que formado em Arquitetura, Ferri foi premiado como profissional pela luminária Entre e Passe. Ele conta que, naquela cerimônia de premiação, conheceu uma empresa interessada em produzir peças assinadas e teve o primeiro contato com esse viés industrial do design. “Os contatos que tive por meio do prêmio certamente tiveram uma importância fundamental nas minhas escolhas profissionais”, conta.

Nesse ano, o prêmio vem novamente com uma um projeto de iluminação. A luminária Costureira, para uso pendente ou de teto, ilumina a partir do tubo luminoso que pode ser direcionado de acordo com a necessidade do usuário. Feita a partir de técnicas da marcenaria tradicional utilizando Freijó, Muiracatiara ou Sucupira, tem um contrapeso externo em latão que funciona como balizador ajustável e mantém a luminária em equilíbrio perfeito.

Além de Ferri, são quase 15 mil histórias contadas por meio do mobiliário e complementos inscritos nesses 30 anos do Prêmio Salão Design: mais exatamente 14.312 projetos participantes até hoje. Estamos em contagem regressiva para a Movlesul Brasil 2018, onde teremos a mostra de finalistas e vencedores do Prêmio Salão Design, além da cerimônia de premiação.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: